sexta-feira, 30 de março de 2012

Consumo sustentável é tema de curta metragem


O curta metragem "Escalade" foi um dos dez selecionados no concurso “Cine Ambiente” promovido pelo Ministério da Cultura em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, que trouxe como tema "consumo sustentável e biodiversidade". A animação se passa em uma ilha em forma de cubo e traz um alerta ao consumo excessivo e desnecessário do mundo atual.
O filme produzido pela Birdo é dirigido pelos brasileiros Luciana Eguti e Paulo Muppet. Eles explicam que a ideia foi criar um curta sem diálogos e que a mensagem fosse compreendida em qualquer parte do mundo. Segundo Muppet, eles não pensaram em um filme completamente didático, como uma cartilha, mas que fosse divertido independente do tema.
O curta conta a história de um personagem que vivia feliz em cima de seu cubinho, até conhecer o vizinho que tinha mais cubos do que ele. A narrativa se desenrola na disputa de quem consegue mais cubos, mas o consumo originado é tão grande que o mundo acaba desmoronando. Segundo Muppet, os cubos na verdade são uma representação dos recursos naturais da Terra. “Foi uma metáfora que achamos legal porque tem a ver com recursos naturais. A ideia é entender que o ambiente em que vivemos tem um número finito de cubos, não dá mais pra criar novos cubos, o que estão lá, estão lá. Ou seja, nossos recursos também são finitos”, explicou o diretor.
O que Muppet considerou interessante no curta foi as suas diversas leituras. “Acho que conseguimos passar uma mensagem, e nosso vídeo pode ter várias leituras, como a motivação do personagem; o que levou ele a adquirir novos cubinhos; se ele tava bem sentado em apenas um cubo; e porque ele precisou de mais.”
A nova leitura se faz pensar no consumo inconsciente das pessoas, que adquirem novos produtos, muitas vezes sem necessidade, ou por imposição do mercado, do desejo do novo, ou porque o outro tem.

O Concurso Cine Ambiente
O concurso apoiou a produção de dez obras cinematográficas, com orçamento individual no valor de até R$ 20 mil cada, com duração de um minuto. Ele foi uma iniciativa do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual, e o Ministério do Meio Ambiente, e da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental.
A ideia é despertar na sociedade um olhar crítico, de forma a estimular a busca de soluções e novos comportamentos sobre a questão socioambiental, contribuindo também para a produção de campanhas televisivas sobre a temática.

Notícia retirada do Portal EcoD.

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