Na 9ª Brazil Energy & Power, Ronaldo Mota (Desenvolvimento Tecnológico e Inovação) destacou a importância de investir em inovação como forma de competitividade.
A exploração da camada do pré-sal e a necessidade de investimentos em inovação com o objetivo de aumentar a competitividade brasileira são os principais temais em discussão na 9ª Brazil Energy & Power (BEP), em Houston, no Texas (EUA). Entre os convidados brasileiros está o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec/MCTI), Ronaldo Mota.
Trata-se de uma conferência realizada anualmente pela Câmara de Comércio Americana e pela Câmara de Comércio Brasil-Texas, e que objetiva a troca de experiência entre os dois países no setor de energia. Pelo Brasil, participam lideranças do setor energético, dirigentes da Petrobras e da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Mota apresentou na segunda-feira (29), no primeiro dia de evento, os principais programas capitaneados pelo ministério na área de energia.
O secretário falou também da necessidade de aproximar a comunidade científica e tecnológica das demandas do setor empresarial. "Destaquei o papel de inovação enquanto elemento fundamental do desenvolvimento sustentável e peça-chave e estruturante do Plano Brasil Maior, do governo federal. Além disso, apresentei as experiências em curso do Sibratec e da Embrapii", explica.
Para o secretário do MCTI, o encontro é uma oportunidade para os dois países discutirem soluções cada vez mais dinâmicas e integradoras na área de energia. "O evento da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos e da Câmara Brasil-Texas reflete a qualidade e a intensidade que caracteriza a interação entre esses dois países, em especial com o estado do Texas na área de energia", comenta. "A projeção do que já é e o que será a realidade do pré-sal, por exemplo, passa pelo compartilhamento de experiências e de boas práticas entre as empresas prestadoras de serviços mais importantes do setor de petróleo e gás, que atuam no Golfo do México e atuam ou atuarão no contexto da Petrobras e do pré-sal."
Outros temas apresentados pela comitiva brasileira foram: matriz energética, sustentabilidade e finanças.
Notícia retirada da Agência MCTI
Nenhum comentário:
Postar um comentário