O Grupo de Estudos em Desenvolvimento, Inovação e Propriedade Intelectual da Universidade de Santa Cruz do Sul participa do IV Salão de Ensino e de Extensão e XIX Seminário de Iniciação Científica realizado pela Universidade de Santa Cruz do Sul que ocorrem de 21 a 25 de outubro em Santa Cruz do Sul.
Apresentaram o seguinte trabalho no evento os integrantes Tiago da Silva e Salete Oro Boff:
- UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE EXCLUSÃO SOCIAL NO TERCEIRO MUNDO SEGUNDO OS CONCEITOS DE AMARTYA SEN (2010).
No presente trabalho empregou-se a definição de inclusão injusta trazida pelo economista, vencedor do Prêmio Nobel de Economia em 1998, Amartya Sen para analisar diversas situações práticas vivenciadas em áreas periféricas de nosso planeta comparando com a definição de exclusão social.
Assim, temos que exclusão social pode ser definida como o afastamento de indivíduos do seio de uma sociedade e dos elementos que a constituem, em especial aos econômicos, sociais e culturais.
Enquanto a inclusão injusta é a inserção forçada do homem dentro de um sistema de trabalho ou modo de vida que lhe retira muito e lhe oferece muito pouco.
O resumo apresentado pode ser acessado clicando aqui!
Destaca-se também que a professora Pós-Doutora Salete Oro Boff foi mediadora das discussões e coordenadora de sessão no referido evento!
Para maiores informações acerca do evento clique aqui!

Nenhum comentário:
Postar um comentário