![]() |
| O núcleo da terra tem um potencial infinito e inexplorado de geração de energia/Foto: Sxc.hu |
A energia geotérmica é um “potencial divisor” para a política energética americana. Ao menos, é o que acredita o professor de geofísica David Blackwell, especialista em energia geotérmica.
Segundo ele, o país tem a capacidade de produzir três milhões de megawatts somente com a energia geotérmica – número 10 vezes maior do que a capacidade instalada das carvoarias atualmente. “Este é um momento crucial para investir nessa tecnologia”, avaliou o pesquisador, em uma apresentação no congresso estadunidense.
O mais interessante é que, de acordo com o pesquisador, não se pode aproveitar somente as áreas vulcânicas para extrair este tipo de energia. O núcleo da terra, segundo conta, tem um potencial infinito e inexplorado de geração de energia. O mapeamento conduzido por Blackwell, disponível no Google Earth, demonstra que há vastas reservas desta energia renovável acessíveis usando a tecnologia atual.
A geração desse tipo de energia pode ser feita criando gêiseres artificiais ou utilizando estações de petróleo bruto velhas. A maior vantagem dessa fonte de energia é que, além de ser sustentável, não depende de condições metereológicas externas, tal qual a energia solar ou eólica.
Notícia retirada do Portal EcoD.

Nenhum comentário:
Postar um comentário