A partir de junho se tornará comum a entrada e a saída de navios pesqueiros de bandeira asiática no Canal São Gonçalo em Pelotas. A movimentação fará parte do início das operações do estaleiro Oxnaval, que está em implantação em Pelotas, no sul do Estado, e já fechou contrato para atender à demanda de 3 mil embarcações pesqueiras coreanas, japonesas, tailandesas e chinesas que atuam na região das Ilhas Malvinas, no Atlântico Sul.
O investimento de R$ 35 milhões, prevê geração de até 1,2 mil empregos. O interesse da Oxcorp – grupo carioca que assina o empreendimento – é por mão de obra local.
Para que haja pessoas qualificadas para o trabalho, estão sendo desenvolvidos módulos de cursos específicos à função, principalmente de soldador e eletricista. Os cursos serão oferecidos em parceria com a Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim, que realizou a viabilidade do estaleiro, e têm previsão de início para março. Ainda não foram definidas carga horária, número de vagas ou critérios de seleção.
O estaleiro está sendo construído em uma área de cinco hectares, junto ao Canal São Gonçalo, em um terreno à direita do Engenho Coronel Pedro Osório. Serão dois cais de atracação, com capacidade para receber entre 12 e 14 embarcações ao mesmo tempo – navios com até cem metros de comprimento e 3,5 mil toneladas.
De acordo com o diretor da Oxcorp, Giusepe Miraglia, o interesse das empresas internacionais se deve aos altos custos cobrados nos portos do Rio da Prata, além de Uruguai e Argentina não suportarem a demanda. O novo estaleiro foi lançado oficialmente pelo grupo Oxcorp na manhã do dia primeiro de janeiro.
Notícia retirada do Jornal Zero Hora
Nenhum comentário:
Postar um comentário