A utilização de energia eólica, geotérmica, solar, entre outras, tornou a cidade de Thisted, na Dinamarca em quase 100% auto-suficiente em energia renovável. A substituição do abastecimento na cidade começou na década de 80, e atualmente, o município utiliza apenas 1% de combustíveis fósseis na produção de energia e calor.
A produção de eletricidade já chega a 270 milhões kWh, que equivale a mais de 100% previstos por fontes de energia renováveis, o que consequetemente reduz em 90 mil toneladas a emissão de CO2 na atmosfera.
Thisted conseguiu chegar a esse nível, graças à participação ativa dos cidadãos, organizações populares e empresas da localidade. As decisões não partiram do setor político, mas de agricultores locais, que enxergaram nas energias renováveis um bom investimento, no qual, o prazo de resgate do valor investido é de seis a sete anos, e após esse período, o lucro será certo na venda de energia produzida para a companhia de eletricidade local. Desta forma, os agricultores investiram em usinas de biogás e turbinas eólicas privadas.
A criação de associações como a Energiske Thyboer é uma das estratégias de desenvolvimento de parcerias entre população e fazendeiros para o encorajamento na construção de usinas de biogás e promoção de debates que envolvam discussões para novas soluções no campo da energia.
A cidade, com 13 mil habitantes recebeu o prêmio de Energias Renováveis do Ministério da Energia da Dinamarca e o renomado prêmio Solar Europeu, pelo seu sucesso no uso de fontes de energia renováveis, além de ter sido nomeada para ser a sede de um centro nacional de teste para turbinas eólicas de grande porte.
Com 20 anos de acumulo de experiências na área de fontes renováveis de energia, Thisted, pretende alcançar o objetivo de se tornar a cidade pioneira na neutralização de carbono. A cidade tem a expectativa de cuidar do meio ambiente e criar mais empregos através do desenvolvimento de energia sustentável.
Notícia retirada do Portal EcoD.
Nenhum comentário:
Postar um comentário