O gás natural é uma energia moderna e versátil, utilizada em indústrias, no comércio, em residências e em veículos. Mas afinal, no que consiste o Gás Natural?
É uma mistura de hidrocarbonetos leves originados da decomposição de matéria orgânica fossilizada ao longo de milhões de anos, que, em condições normais de temperatura e pressão, encontra-se em estado gasoso. É inodoro, incolor e não tóxico. Na natureza, é encontrado em acumulações de rochas porosas (terrestre ou marinha), acompanhado de petróleo ou não. Quanto à origem, o gás natural pode ser classificado como gás associado – quando há predominância do petróleo na exploração da jazida e é separado durante o processo de produção, passando a ser um co-produto – e como gás não-associado, quando é obtido em grande quantidade diretamente do reservatório, sendo pequena a quantidade de petróleo produzida, o que caracteriza o inverso da situação anterior, passando o petróleo a ser um co-produto. O aproveitamento econômico é fundamental para a produção do campo.
Quanto as reservas:
O Brasil, com sua imensa extensão territorial, é detentor de grandes reservas de Gás Natural. As pesquisas atuais demonstram que 185 trilhões de m³ estão distribuídos pelo globo terrestre sendo as maiores reservas situadas na Europa e países da Ex-URSS e no Oriente Médio. A América Latina possui 7 trilhões de m³ e deste total 364 bilhões de m³ estão distribuídos em reservas brasileiras.
Abaixo um painel interativo para entendermos melhor:
Painel interativo retirado do site da Petrobras
Para mais informações segue um texto vinculado pela ANEEL sobre a extração e utilização do Gás Natural:
Nenhum comentário:
Postar um comentário