Nesta terça-feira o GEDIPI traz uma dica de leitura, Redes e Comunidades – Ensino-Aprendizagem pela Internet escrito por Jaciara de Sá Carvalho.
O livro é uma síntese da pesquisa de mestrado “Redes e comunidades virtuais de aprendizagem: elementos para uma distinção”, realizada pela autora no âmbito do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp). A síntese vem com um foco voltado para a docência online, com um referencial teórico atualizado e abrangente, em que convergem autores como Paulo Freire, Vieira Pinto, Castells e Lévy, entre outros, e tendo por base sua prática efetiva, como aluna e como professora. A autora caracteriza com nitidez as redes de aprendizagem online, lançando uma luz sobre as múltiplas relações e distinções entre as diversas expressões hoje utilizadas para o ensino online. Com uma utilização adequada da linguagem, com simplicidade, mas com especificidade e coerência a autora com maestria faz sua contribuição efetiva para o sucesso das iniciativas educacionais que envolvem o recurso às tecnologias.
O livro é uma síntese da pesquisa de mestrado “Redes e comunidades virtuais de aprendizagem: elementos para uma distinção”, realizada pela autora no âmbito do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp). A síntese vem com um foco voltado para a docência online, com um referencial teórico atualizado e abrangente, em que convergem autores como Paulo Freire, Vieira Pinto, Castells e Lévy, entre outros, e tendo por base sua prática efetiva, como aluna e como professora. A autora caracteriza com nitidez as redes de aprendizagem online, lançando uma luz sobre as múltiplas relações e distinções entre as diversas expressões hoje utilizadas para o ensino online. Com uma utilização adequada da linguagem, com simplicidade, mas com especificidade e coerência a autora com maestria faz sua contribuição efetiva para o sucesso das iniciativas educacionais que envolvem o recurso às tecnologias.
Como sabemos, as redes informáticas nos cercaram com o passar do tempo e com elas os computadores e Smartphones também se tornaram parte do nosso cotidiano. Como diz Nílson José Machado no prefácio do livro: "A disseminação das redes, tanto como forma concreta de interação social, por meio das nets da vida, quanto como poderosa ideia metafórica para organizar, orientar e imaginar o mundo, traz à tona inúmeras questões complexas. A pequena lista acima é mero exemplário, e quase todas são merecedoras de atenção por parte dos educadores, nos diversos níveis de ensino".
O livro analisa a temática através da sua riqueza e complexidade, colocando na pauta o planejamento educacional para a ensino-aprendizagem na internet. Hoje utilizamos os recursos e instrumentos tecnológicos mais variados no ensino e na aprendizagem e exploramos novas e ousadas formas de interação entre os envolvidos, fazendo com que haja uma diversificação, e portanto, tais questões tornam-se o centro de diversos projetos educacionais nos múltiplos níveis existentes.
Novamente torna-se importante citar Nílson José Machado; "“Redes sociais”, “comunidades virtuais”, “redes de aprendizagem”, “cursos online”, “comunidades de aprendizagem”, “redes de aprendizagem online”, “comunidades virtuais de aprendizagem” são expressões cujo uso pressupõe algumas distinções mínimas, respeitando certas características básicas dos termos. Sem isso, as ações mais bem intencionadas podem derivar para um sincretismo que mitiga sua potencialidade".
A autora esclarece os aspectos cruciais das questões educacionais envolvidas nas ideias de redes virtuais de aprendizagem e de comunidades virtuais de aprendizagem possibilitando o enriquecimento da prática pedagógica.
Clique para aumentar
Nenhum comentário:
Postar um comentário